Soluções

Transformação Digital

A Unidade de Transformação Digital lidera a modernização dos serviços públicos, garantindo uma transição digital estratégica, eficiente e centrada nos cidadãos e empresas.

Transformação Digital

Impulsionamos a transformação digital com soluções integradas que simplificam processos, promovem a cidadania digital e garantem uma experiência eficiente e acessível entre a Administração Pública, cidadãos e empresas.

01.

Governação da Transformação Digital

  • Diagnóstico de posicionamento, maturidade e adequação do processo de transformação digital;
  • Apoio na consensualização de estratégia municipal e intermunicipal de referência e definição de prioridades de investimento dentro do ciclo de programação para a transformação digital;
  • Monitorização e acompanhamento da execução e do progresso da estratégia;
  • Avaliação de impacto e de follow-up das recomendações de melhoria contínua.
02.

Reengenharia e Desmaterialização de Processos

  • Desenho e implementação de modelos de governação e de gestão de processos;
  • Implementação de políticas e instruções transversais para a gestão e tramitação digital de processos;
  • Reengenharia, simplificação e digitalização de processos internos e de relacionamento com o território e com os cidadãos;
  • Desenvolvimento de ações de capacitação para a efetiva gestão e tramitação digital de processos;
  • Desenvolvimento de modelos de monitorização de processos através de indicadores de desempenho (KPI).
03.

Atendimento Omnicanal

  • Desenho e implementação de modelo de atendimento, relacionamento e interação integrado, incorporando uma abordagem omnicanal;
  • Conceção e implementação de balcão único de atendimento;
  • Desenvolvimento de ações de capacitação para a adoção de práticas atendimento integrado multisserviços e de atendimento digital assistido.
04.

Serviços Digitais Locais

  • Definição de catálogo de serviços públicos locais;
  • Desenvolvimento de formulários eletrónicos (e-forms) e respetivas formalidades administrativas de apoio à sua submissão;
  • Definição de políticas para a utilização dos portais de serviços públicos digitais;
  • Desenvolvimento de ações de capacitação para a utilização dos portais de serviços públicos digitais.
05.

Cidadania Digital

  • Dinamização de comunidades de conhecimento partilhado para a conceção de ações e iniciativas de transformação digital;
  • Desenvolvimento de ações de sensibilização, divulgação e capacitação para o exercício da efetiva cidadania digital;
  • Desenvolvimento de ações de auscultação direcionadas a diferentes públicos utilizadores dos serviços digitais para incorporação da sua experiência na avaliação da satisfação global com a sua utilização.