Entusiasmo e vontade de vencer
A SMART VISION nunca tinha participado em estudos ligados a ambientes de trabalho, tinha era recebido algumas distinções em prémios ligados ao desempenho financeiro. Nesta estreia, sendo vencedora na categoria de micro empresas, no «Prémio Excelência no Trabalho», o diretor geral, Sérgio Chéu reconhece uma enorme importância, destacando o impacto que tem em termos de «reconhecimento do mercado». Ou seja: «É importante para a marca e é importante para mim enquanto timoneiro. Mas é certamente um prémio de e para todos os colaboradores, por eles serem os melhores do mundo.»
Em termos de política de recursos humanos, o responsável destaca o ADN da SMART VISION, que explica desta forma: «Desde que assumi as funções de direção geral da empresa que assentámos como ponto basilar da nossa atividade e de posicionamento de mercado uma relação privilegiada com os clientes. Todos os clientes são diferentes e por isso devemos-lhes o respeito por essa diferença, trabalhando com a precisão de um relojoeiro, adaptando as metodologias a essa especificidade individualizante; simultaneamente, todos os clientes são iguais, na medida da exigência de um rigor e de um profissionalismo máximo transversal a todos eles. Ora, isso tem-nos dado um reconhecimento de mercado inigualável, e esse reconhecimento é sentido pelos nossos colaboradores.
Mais, sempre entendi que numa empresa, sobretudo de serviços, e tentando fugir aos lugares comuns, as pessoas são mesmo aquilo que faz a diferença. Por isso, preocupamo-nos em dar-lhes as melhores condições de trabalho, tratá-las com humanismo, percebendo as suas dificuldades e potenciando as suas virtudes. Julgo que as pessoas reconhecem esse posicionamento e que lhe dão o devido valor, sentindo que o grupo de trabalho está sempre à frente de tudo e que a Direção é um verdadeiro escudo nas adversidades, que as defende intransigentemente.»
Sérgio Chéu acredita que «a principal justificação para a distinção obtida fica dada – um ambiente solidário, de aposta nas pessoas, e um correto posicionamento com os clientes, nunca estando satisfeitos com o sucesso atingido». Quando desafiado a referir o que é mais valorizado pelos colaboradores, o responsável adverte que ao falar-se de pessoas fala-se de «diferentes estilos de vida, anseios, expectativas, carreiras e remunerações; estamos a olhar para a realidade profissional mais diversa que existe, o que torna a uniformização de políticas internas de governança e de gestão de recursos humanos muito complexa».
E mais, «as motivações e as expectativas de cada pessoa são dinâmicas, o que faz com que aquilo que hoje é determinante amanhã já possa não ser tão relevante e, quiçá, vice-versa». Assim, na SMART VISION «o esforço vai para a tentativa de se ir percebendo as características de cada colaborador e o dinamismo dessas consagrações de
personalidade, de modo a que a empresa esteja sempre o mais perto possível das políticas que geram entusiasmo, bem-estar e vontade de vencer.